Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Guardas florestais convocam greve e manifestação para quinta-feira

Profissionais da Guarda criticam secretário de Estado da Administração Interna por considerar que matérias são “inegociáveis”.

Guardas florestais convocam greve e manifestação para quinta-feira
Notícias ao Minuto

22:45 - 06/09/16 por Goreti Pera

País SEPNA/GNR

Os guardas florestais do SEPNA/GNR vão cumprir 24 horas de greve, na próxima quinta-feira (8), dia que ficará marcado também por uma ação de luta junto ao Ministério da Administração Interna.

Os militares concentrar-se-ão junto ao Largo do Carmo, em Lisboa. O desfile termina junto ao Terreiro do Paço, num protesto que visa exigir do Governo a revogação da legislação que extingue a carreira profissional, a atribuição de suplementos e o pagamento dos retroativos da aplicação do novo Estatuto, relativos aos meses de novembro de 2015 a fevereiro de 2016.

“A ação de luta foi convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, na sequência de uma reunião com o secretário de Estado da Administração Interna, em que este, em nome do Governo, transmitiu que as matérias em causa eram inegociáveis, mantendo-se tudo como estava”, informa o mesmo organismo numa nota enviada à imprensa.

No entender dos profissionais do SEPNA/GNR, “vai uma grande distância entre o que os membros do Governo dizem e posteriormente fazem em matéria de proteção da floresta e prevenção contra os incêndios, já que extinguir a carreira de Guarda Florestal só irá agravar a atual situação”.

Além disso, reclamam, “o Governo recusar a atribuição dos suplementos adequados e que de forma idêntica são pagos aos agentes policiais de outras forças de segurança”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório