Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Sindicato fala em "fracasso" no concurso extraordinário de professores

O presidente do sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA), José Pedro Gaspar, considerou hoje que a contratação de professores na Região para o ano escolar 2016/2017 "fracassou" em todos os objetivos a que se propôs.

Sindicato fala em "fracasso" no concurso extraordinário de professores
Notícias ao Minuto

14:46 - 02/09/16 por Lusa

País Açores

"O concurso extraordinário, naquilo que eram os seus principais objetivos, fracassou. Fracassou no objetivo de integrar 300 docentes, como estava definido no preâmbulo da criação do próprio diploma, e fracassou também no objetivo de contrariar a precariedade que grassa entre a classe docente", afirmou José Pedro Gaspar en conferência de imprensa, em Ponta Delgada.

O SDPA assegura que continua a haver "carência de docentes nos Açores" e que, à semelhança do ano passado, "os quadros de pessoal de algumas das escolas da Região estão manifestamente subdimensionados", bem como existem "grupos com grandes carências de docentes", como é o caso do primeiro ciclo do ensino básico, Português ou Matemática.

José Pedro Gaspar lamentou, por isso, que a estratégia do Governo Regional dos Açores se mantenha a mesma de há três anos com idêntico "número de vagas proporcionadas, em cada grupo de recrutamento e em cada escola da Região".

"A Região, com estes três concursos extraordinários, foi vinculando cerca de 70 professores em cada ano, portanto, num total de 220 docentes e a Região necessita todos os anos de contratar a termo resolutivo 700 professores, ou seja, a Região está a integrar em quadro vinculativo cerca de 10% dos professores de que necessita ainda e que são necessidades permanentes", disse.

O SDPA considera, ainda, que a "carência de professores e educadores de infância nos Açores" comprova "o menor investimento que a Região faz no âmbito do alargamento do corpo docente ao serviço do sistema educativo regional" em comparação, por exemplo, com a Região Autónoma da Madeira.

"Comparativamente à Madeira, os Açores têm menos cerca de 1.500 professores, quando a população estudantil nos Açores é em número mais elevado do que na Madeira. Portanto, nos Açores nós temos uma população de 48 mil alunos, enquanto na Madeira temos à volta de 47 mil", exemplificou o sindicalista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório