Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Presidente da República agradece "exemplo notável" dos madeirenses

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu hoje o exemplo dos madeirenses no combate aos incêndios que fustigaram a Madeira na segunda semana de agosto.

Presidente da República agradece "exemplo notável" dos madeirenses
Notícias ao Minuto

23:37 - 29/08/16 por Lusa

País Rebelo de Sousa

"Deram um exemplo notável ao país. O país está grato por aquilo que foi feito, aqui, na Madeira, bem hajam", disse no jantar de solidariedade com as vítimas dos incêndios que fizeram três mortos, 233 desalojados.

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou, no entanto, que a palavra seguinte "é esperança".

"Assim como estiveram todos e todas unidos naqueles dias e noites, é preciso continuarem solidários e unidos nas próximas semanas, nos próximos meses, nos próximos anos", sublinhou.

"Aquilo que o Presidente da República aqui veio dizer em nome de todos é que assim como todos os portugueses estiveram solidários no passado no momento de dor, estão solidários convosco no presente e no futuro, num momento de esperança. Portugal está convosco", vincou.

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, recordou o papel dos bombeiros "da Madeira e de Portugal que são também um exemplo máximo de solidariedade".

Manifestou também "um profundo agradecimento" aos serviços da Proteção Civil, à Cruz Vermelha, aos autarcas, as Forças Armadas e serviços de segurança.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, disse contar "novamente" com o Presidente da República para ajudar os madeirenses.

O Presidente da República participou hoje, no Funchal, no jantar de solidariedade com os bombeiros, forças de segurança, militares, instituições de solidariedade social e voluntários anónimos que combateram os incêndios que fustigaram a Madeira na segunda semana de agosto.

O jantar, organizado por cinco instituições de solidariedade social nomeadamente a Cruz Vermelha Portuguesa, a Liga Contra o Cancro, a CRIAMAR, a Casa do Voluntariado e a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal Garo(u)ta do Calhau, teve a colaboração de vários hotéis e restaurantes da Madeira - Grupo Pestana, Enotel, Porto Bay, Savoy, Four Views, Reid´s e Estalagem da Encumeada - e registou a participação de 3.000 pessoas que pagaram 10 euros, incluindo o presidente da República.

A receita do evento, que regista também o apoio de 72 instituições de solidariedade da Madeira, reverterá para os desalojados dos incêndios designadamente para a aquisição de equipamento e eletrodomésticos.

"O jantar tem como objetivo homenagear toda a gente, dar alegria, diversão e solidariedade, ajudando os que mais necessitam. Queremos dar o passo em frente porque a vida continua", explicou à agência Lusa Ricardo Silva, responsável pela "Garo(u)ta do Calhau".

Marcelo Rebelo de Sousa dedicou o segundo dia na Região Autónoma da Madeira a temas como a aquicultura, os incêndios e a uma visita às ilhas Desertas.

Depois das centenas de pessoas que o receberam na Calheta na parte da manhã, no extremo oeste da Madeira, idêntico acolhimento repetiu-se à noite ao ser ovacionado, na Quinta Magnólia, no Funchal, pelas cerca de três mil pessoas que participaram no jantar solidário às vítimas dos incêndios que provocaram três mortos e deixaram 233 famílias sem casa.

O Governo Regional da Madeira avaliou em 157 milhões de euros as necessidades para fazer frente aos prejuízos causados pelos incêndios, informou na sexta-feira o secretário regional das Finanças e Administração Pública, Rui Gonçalves. O governante madeirense revelou também que 62,5 milhões de euros já têm financiamento garantido.

Esta é a terceira deslocação do Presidente da República à região autónoma em cinco meses e meio de mandato: na primeira esteve na Madeira e no Porto Santo, em junho, por ocasião do dia da região, e a segunda para uma visita de quatro horas para estar com a população imediatamente após incêndios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório