Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Bloco pede que comissão sobre transparência resulte em alterações à lei

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, exortou hoje os restantes partidos no parlamento para que o trabalho desenvolvido na Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas tenha consequências nas alterações legislativas.

Bloco pede que comissão sobre transparência resulte em alterações à lei
Notícias ao Minuto

21:05 - 27/08/16 por Lusa

País Assembleia da República

Em declarações à agência Lusa após a participação no painel "Os paraísos da corrupção", um dos debates do fórum Socialismo 2016, a 'rentrée' política do BE, Pedro Filipe Soares foi considerou que esta comissão eventual "não pode chegar ao fim e não ter consequências nas alterações legislativas".

"Ela teve início numa reflexão generalizada dos diversos partidos que era necessário alterar a transparência no que toca à propriedade, rendimento de altos cargos públicos e políticos", recordou, explicando que o quer o BE quer outros partidos apresentaram iniciativas e "isso tem que ter uma consequência".

O líder parlamentar do BE foi perentório: "nós não queremos que esta comissão chegue ao fim e depois cada partido lave as mãos do trabalho da comissão e fique adiada para as calendas a alteração legislativa".

"Quer o PS quer o PCP apresentaram iniciativas legislativas, diferentes das do Bloco, mas que nós consideramos que podemos trabalhar para chegar a textos comuns. Haja vontade de outros para fazer o mesmo. Da nossa parte há toda a vontade para trabalhar nesse sentido", assegurou.

Reiterando que para o BE "é essencial alterar a lei para garantir um maior combate à corrupção e uma maior transparência", Pedro Filipe Soares referiu ainda o desafio deixado no mesmo painel pelo antigo ministro socialista João Cravinho.

"É um desafio mais lato do que aquele que tinha sido o trabalho iniciado por esta comissão. Ele disse que precisávamos de estruturar um sistema de combate à corrupção", explicou, considerando que "essa é uma reflexão que esta comissão também pode ter e para isso o Bloco está disponível para fazer este debate".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório