Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Secretária de Estado na conferência sobre desenvolvimento africano

A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Teresa Ribeiro, participará na 6.ª edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (Ticad), que decorrerá em Nairobi, entre sábado e domingo, divulgou hoje o Governo português.

Secretária de Estado na conferência sobre desenvolvimento africano
Notícias ao Minuto

16:18 - 26/08/16 por Lusa

País Quénia

Teresa Ribeiro participará neste evento no Quénia "a convite do Governo japonês", segundo o comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

António Guterres, ex-primeiro-ministro português, ex-alto comissário do ACNUR e atual candidato ao cargo de secretário-geral da ONU, também estará presente nesta reunião internacional, segundo a nota.

"A conferência contará com a participação do secretário-geral das Nações Unidas (Ban Ki-moon), de diversos chefes de Estado e membros de governos africanos e de parceiros internacionais na cooperação para o desenvolvimento, incluindo outros governos europeus e o setor privado", indicou o documento.

Segundo o comunicado, "este fórum tem como objetivo a promoção do diálogo político entre os líderes africanos e os seus parceiros para o desenvolvimento, a par da mobilização de apoios às iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável naquele continente".

"O convite a Portugal resulta de consultas político-diplomáticas com Tóquio visando oportunidades de cooperação trilateral luso-japonesa com parceiros africanos", sublinhou ainda a nota.

O Ticad foi criado em 1993, com a perspetiva de definir o programa de cooperação do Japão com África, e a 6.ª edição é a primeira que se realiza num país africano, com a presença do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e de cerca de 30 chefes de Estado do continente.

Shinzo Abe desloca-se acompanhado por vários membros do seu governo e de uma numerosa delegação, que inclui 80 empresários, segundo dados divulgados pela agência France Presse (AFP).

O evento será dominado por discussões sobre desenvolvimento económico (construção de infraestruturas, formação de pessoal e melhoria da produtividade), saúde e estabilidade social.

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, é um dos estadistas africanos presentes na conferência internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório