Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Protesto de emigrantes lesados termina junto ao Banco de Portugal

O protesto dos emigrantes lesados do Banco Espírito Santo (BES) terminou hoje, cerca das 15:50, com a promessa de serem recebidos em audiência por um representante do Banco de Portugal.

Protesto de emigrantes lesados termina junto ao Banco de Portugal
Notícias ao Minuto

16:50 - 12/08/16 por Lusa

País BES

O presidente da Associação Movimento Emigrantes Lesados Portugueses (AMELP), Luís Marques, afirmou aos jornalistas que a chefe de gabinete do governador do Banco de Portugal, Marta Abreu, lhes prometeu que receberia os representantes da associação em audiência, se possível até ao final do mês, quando os emigrantes ainda se encontram de férias no país.

No final da manifestação, que durou quatro horas e começou na Avenida da Liberdade, junto à sede do Novo Banco, e terminou em frente à sede do Banco de Portugal, na Rua do Comércio, uma delegação da associação de lesados foi recebida pela chefe de gabinete do governador.

Em frente à sede do Banco de Portugal, os manifestantes cantaram 'Grândola Vila Morena' e gritaram "ladrões" e "queremos o nosso dinheiro".

Os emigrantes lesados que hoje se manifestaram não aceitam a solução comercial proposta pelo Novo Banco que foi aceite, contudo, por 6.000 clientes emigrantes, que tinham investido cerca de 500 milhões de euros em produtos de poupança.

Estes clientes não aceitaram a proposta do Novo Banco por considerarem que não era justa e não se adequava ao seu perfil, uma vez que implicava a subscrição de obrigações de longa duração do Novo Banco e em que os depósitos a prazo estarão condicionados ao valor dessas obrigações.

A AMELP é constituída por mais de 400 associados, sobretudo trabalhadores emigrantes portugueses, e já protagonizou vários protestos em Paris e em cidades portuguesas, com o objetivo de reaver as poupanças dos emigrantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório