Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Marcelo com a "sensação de que há mais responsáveis" por fogo posto

Marcelo Rebelo de Sousa admite que poderá haver mão criminosa na origem de vários dos incêndios que decorrem.

Marcelo com a "sensação de que há mais responsáveis" por fogo posto
Notícias ao Minuto

12:46 - 10/08/16 por Pedro Filipe Pina

País Presidentes

O Presidente da República está em Gouveia para uma cerimónia de homenagem a Vergílio Ferreira, escritor natural do concelho. Mas aproveitou a visita para ver no terreno o resultado dos fogos que, por ali, destruíram mais de dois mil hectares de mato.

Numa altura em que o país tem sido fustigado por incêndios, sabe-se de algumas detenções por fogo posto mas há suspeitas de que outros fogos tenham mão criminosa. Ali na zona, o incêndio que lavrou durante o fim de semana começou de noite. Citando as palavras do presidente de Câmara Municipal de Gouveia, de que a SIC deu conta, aquele incêndio “não foi provocado pelo sol da meia-noite”.

Marcelo Rebelo de Sousa ouviu os autarcas locais e, evitando ser alarmista, admitiu que “não é uma hora normal para o começo de um fogo, de facto”.

“Onde existe controlo e prevenção, não tem havido fogos”, salientou ainda o Chefe Estado, acrescentando que se fica “com a sensação de que porventura há muitos mais responsáveis”. “Às tantas da noite ninguém está a fazer fogueiras”.

Marcelo ouviu ainda relatos das dificuldades sentidas no terreno por parte dos bombeiros, reservando uma palavra de “mérito” a quem combate as chamas por esta altura. O Presidente lembrou que o inverno prolongado terá ajudado também a criar “muita mata”, o que, aliado a outros fatores, como o calor e a força do vento, facilita a propagação de fogos.

Sobre o que fazer, Marcelo é perentório: “Esta é a ocasião, não é daqui a meses porque daqui a meses já ninguém se lembra, de se pensar” no problema. Será importante articular Governo, municípios e proprietários, afirmou.

“Há terras abandonadas, terras que ninguém sabe de quem são, terras em partilhas”, salientou, acrescentando que seria importante o incentivo para que se trate das propriedades, bem como se resolva o facto de existir um “cadastro desatualizado” no que se refere a quem tem responsabilidades pelos terrenos.

“A seguir à cerimónia que tenho em Gouveia irei diretamente para a Madeira para chegar lá ao fim da tarde. Volto hoje, ainda, e o senhor primeiro-ministro irá chegar amanhã com o ministro do Planeamento”, revelou ainda, explicando que está à espera de um outro cenário na Madeira, porque lá o fogo “avançou sobre a cidade”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório