Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Meios nunca são suficientes, mas dispositivo merece palavra de apreço"

A Proteção Civil fez há momentos um ponto de situação sobre os incêndios, referindo que "continuam ativos 66 incêndios em todo o país".

"Meios nunca são suficientes, mas dispositivo merece palavra de apreço"
Notícias ao Minuto

20:57 - 08/08/16 por Notícias Ao Minuto

País Proteção Civil

Num balanço feito pela Proteção Civil sobre os incêndios que lavram de Norte a Sul do país, o comandante José Manuel Moura disse que só esta segunda-feira registaram-se 310 fogos florestais, envolvendo um total de 6.238 operacionais, 1646 meios e 107 missões de meios aéreos. 

"Dos 310 incêndios, 66 continuam ativos, sendo que 55 destes iniciaram-se hoje e os restantes começaram ontem", informou o comandante, acrescentando que continuam no terreno mais de três mil operacionais, auxiliados por 907 veículos.

Aos jornalistas, deixou uma mensagem positiva sobre alguns dos casos mais preocupantes.

“Alguns foram ficando dominados e outros que apresentam francas melhorias”, sublinhou José Manuel, referindo-se ao caso do principal incêndio de Arouca, bem como o de Barcelos

“Contudo, temos algumas situações preocupantes, nos concelho de Águeda, Gouveia, Gondomar, Viana do Castelo e de Nelas", destacou.

Questionado pelos jornalistas sobre o uso de meios de uns distritos para outros, o comandante afirmou que estão 24 grupos operacionais a apagar fogos noutros distritos. 

“Para momentos de excepção, medidas de exceção. Os meios nunca são suficientes, mas o dispositivo tem respondido de forma fantástica. Merecem uma palavra de apreço pelo trabalho que estão a desenvolver em prol de todos os portugueses”, conclui o comandante.

Recorde-se que o dia de ontem bateu todos os recordes a nível de incêndios, registando-se 455 ocorrência. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório