Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Festas de Viana este ano sem tourada por dificuldades de calendarização

O movimento "Vianenses pela Liberdade" anunciou hoje à Lusa que este ano não vai realizar uma tourada "por não conseguir enquadrar" o espetáculo no programa da romaria d' Agonia, que vai decorrer entre 19 e 21 de agosto.

Festas de Viana este ano sem tourada por dificuldades de calendarização
Notícias ao Minuto

11:44 - 04/08/16 por Lusa

País Organização

"Este ano não vamos realizar a tourada porque não a conseguirmos enquadrar no programa das festas d' Agonia. No dia 20 de agosto, sábado, realiza-se durante a tarde a procissão ao mar e no domingo à tarde há o cortejo etnográfico. Como a corrida de touros se realizaria às 17:00 ia colidir com esses números", afirmou à Lusa o porta-voz do movimento, José Carlos Durães.

O responsável adiantou que a decisão de não realizar o espetáculo tauromáquico este ano foi tomada em reunião do movimento, na quarta-feira à noite.

"Não iríamos conseguir faturar para pagar as despesas. Não vamos dar tiros no pé", sublinhou o porta-voz do movimento cívico criado em 2009, depois de a Câmara de então liderada por Defensor Moura ter aprovado, por proposta da maioria socialista, uma declaração afirmando Viana como cidade "antitouradas", a primeira do país.

José Carlos Durães revelou que o movimento chegou a equacionar a possibilidade de fazer a tourada num daqueles dias, mas à noite.

"Isso ficou sem efeito por causa dos problemas que iria implicar com a iluminação da praça amovível", afirmou, acrescentando que "foi ponderada a hipótese de realização do espetáculo tauromáquico no dia 14 de agosto, "mas também iria colidir com outras festas que decorrem nesse fim de semana em várias freguesias do concelho".

José Carlos Durães assegurou que em 2017 a tourada já tem data marcada para o dia 20 de agosto, dia da padroeira dos pescadores, Nossa Senhora d'Agona e da procissão ao mar.

"Em 2017 o dia 20 de agosto é um domingo e a procissão ao mar deverá fazer-se ou de manhã ou ao início da tarde. Como costumamos realizar a tourada às 17:00 já não vai haver problemas", referiu.

Em 2012, para contrariar aquela a decisão camarária, a Federação Portuguesa das Associações Taurinas "Prótoiro" realizou em agosto uma tourada no concelho, a primeira depois da aprovação daquela declaração municipal, corrida que se repetiu em 2013.

Em 2014, já com organização do movimento "Vianenses pela Liberdade", a corrida inicialmente prevista para 24 de agosto foi adiada para 07 de setembro "devido a problemas administrativos criados pela Câmara de Viana do Castelo".

Desde 2012 que as touradas têm decorrido em Viana do Castelo porque o Tribuna Administrativo e Fiscal de Braga aceita as providências cautelares apresentadas pelos movimentos de aficionados, para suspender os indeferimentos municipais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório