Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

Decisão do Constitucional foi "murro no estômago"

A Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRe!) recebeu, na sexta-feira, com um "murro no estômago" a declaração de constitucionalidade da contribuição extraordinária de solidariedade sobre pensionistas, apesar do chumbo da suspensão do pagamento do subsídio de férias.

Decisão do Constitucional foi "murro no estômago"
Notícias ao Minuto

12:00 - 06/04/13 por Lusa

País Pensionistas

"Estamos desapontados, a nossa sensação é mesmo 'murro no estômago'", afirmou à agência Lusa a presidente da APRe!, Maria do Rosário Gama, numa reacção à constitucionalidade da contribuição extraordinária sobre pensões a partir de 1.350 euros.

O Tribunal Constitucional (TC) considerou hoje constitucional a contribuição extraordinária de solidariedade sobre pensionistas, mas chumbou a suspensão do pagamento do subsídio de férias de reformados.

Maria do Rosário Gama lamentou que o TC tenha ignorado "a carreira contributiva de vários anos" dos pensionistas, que "trabalharam e descontaram" para terem a reforma que auferem e assumiram despesas, como pagamento de lares e medicamentos.

O Tribunal Constitucional chumbou o corte do subsídio de férias para o sector público, pensionistas e contratos de docência e investigação, bem como a criação de uma taxa sobre o subsídio de doença e desemprego.

No total, estes cortes podem custar mais de 1.350 milhões de euros, de acordo com contas da agência Lusa.

O Governo convocou para sábado uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros para "apreciar o teor" do acórdão do TC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório