Meteorologia

  • 11 DEZEMBRO 2023
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 19º

Operadores "estão a regressar" ao Porto de Lisboa

A presidente da Administração do Porto de Lisboa disse hoje que há operadores que já retomaram as operações e que espera até ao final do ano recuperar a atividade para os níveis anteriores à greve dos estivadores.

Operadores "estão a regressar" ao Porto de Lisboa
Notícias ao Minuto

16:14 - 09/06/16 por Lusa

País Estivadores

"Já existem operadores que estão a regressar. Claro que nunca é a 100%. Mas esperamos recuperar a atividade que tínhamos antes da greve dos estivadores ao longo deste ano", disse a presidente da Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, à agência Lusa, à margem de uma conferência em Lisboa.

A responsável referiu também que "foram feitos contactos" com os operadores, no sentido de retomar operações que foram afetadas devido à greve dos estivadores.

A movimentação de cargas e descargas voltou a efetuar-se no Porto de Lisboa a 30 de maio, 40 dias após o início da greve dos estivadores, que foi cancelada após terem chegado a acordo com os operadores.

A greve dos estivadores do Porto de Lisboa foi cancelada a 28 de maio, após os trabalhadores portuários terem dado luz verde ao compromisso alcançado na noite anterior entre o sindicato e os operadores, com a mediação da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

A última fase de sucessivos períodos de greve, que se iniciou há três anos e meio, arrancou a 20 de abril com os estivadores do Porto de Lisboa em greve a todo o trabalho suplementar em qualquer navio ou terminal, isto é, recusavam trabalhar além do turno, aos fins de semana e dias feriados.

A paralisação fora prolongada através de sucessivos pré-avisos de greve devido à falta de entendimento entre estivadores e operadores portuários sobre o novo contrato coletivo de trabalho.

O sindicato e operadores estavam a negociar um acordo coletivo de trabalho desde janeiro, mas as negociações foram suspensas no início de abril.

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório