Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

'Há Flores no Cais'. As mulheres de estivadores também vão à luta

Esposas contam primeira pessoa as condições de trabalho a que os estivadores estão sujeitos através de um blogue.

Notícias ao Minuto

08:45 - 25/05/16 por Carolina Rico

País Protestos

As mulheres dos estivadores criaram um movimento para apoiar os maridos depois de ter sido noticiado que os operadores do Porto de Lisboa iam avançar com um despedimento coletivo por redução da atividade.

O blogue ‘Há Flores no Cais’ é uma forma de juntar as famílias dos estivadores ao protesto e de contar na primeira pessoa as condições de trabalho precárias a que estes estão sujeitos.

“Não queremos continuar a ver os nossos maridos, os pais dos nossos filhos, sujeitos a condições de trabalho muito violentas, onde o trabalho por turnos os impede de ter uma vida que valha a pena viver”, pode ler-se no site.

Tudo começou com um texto sobre os estivadores publicado originalmente no blogue pessoal da historiadora Raquel Varela. Esposas e até filhas pequenas seguiram o exemplo revelam através das suas experiências pessoais as condições de trabalho a que os estivadores estão sujeitos.

No blogue ‘Há Flores no Cais’ pode ainda ler-se uma carta aberta a António Costa onde se pede solidariedade para com os estivadores e o fim da concessão do Porto de Lisboa a privados.

A última fase de sucessivos períodos de greve, que se iniciou há três anos e meio, arrancou a 20 de abril com os estivadores do Porto de Lisboa em greve a todo o trabalho suplementar em qualquer navio ou terminal, isto é, recusam trabalhar além do turno, aos fins de semana e dias feriados.

De acordo com o último pré-aviso, a greve vai prolongar-se até 16 de junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório