Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Educadores de infância querem calendário igual ao dos docentes

O Sindicato Independente de Professores e Educadores é o promotor deste pedido de alteração.

Educadores de infância querem calendário igual ao dos docentes
Notícias ao Minuto

13:15 - 23/05/16 por Patrícia Martins Carvalho

País Educação

Os educadores dos jardins-de-infância, ao contrário do que acontece com os professores dos restantes ciclos do Ensino Básico, continuam a trabalhar nas pausas letivas do Natal, Páscoa e início de verão, uma situação que o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) quer ver alterada.

Para conseguir que o tema fosse debatido em Parlamento, o SIPE lançou, no início do mês, uma petição a pedir que o calendário seja alterado, uma iniciativa que juntou quase cinco mil assinaturas e, por isso, vai ser debatida na Assembleia da República em junho. Amanhã, o sindicato vai reunir com o Ministério da Educação para uma análise da nova proposta sobre a organização do ano letivo para 2016/2017.

No texto da petição que está disponível no site do sindicato, o SIPE garante que a única justificação que encontra para que o calendário do ensino pré-escolar seja diferente do básico é a “lógica economicista em que se tem baseado a Educação nestes últimos anos”, pois os educadores estão a assegurar as funções socioeducativas que não lhes competem.

No mesmo texto, o sindicato lembra que os educadores “têm 25 horas de componente letiva, não têm redução a partir dos 50 anos de idade e trabalham até aos 66 anos de idade com crianças entre os 3 e os 5 anos”.

“Apesar de todos os esforços feitos até à data pelo SIPE, o Ministério da Educação vai emanando sucessivos despachos sobre a organização do ano letivo, persistindo todos eles na diferenciação entre o calendário da Educação Pré-escolar e o calendário da restante educação básica. Para o Sindicato Independente de Professores e Educadores a aplicação de um calendário escolar diferente para o ensino pré-escolar é uma clara e lamentável discriminação para com este setor de ensino”, termina o texto da petição.  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório