Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 26º

Pólenes vão estar em níveis muito elevados no Sul do país

Os pólenes vão estar em níveis muito elevados nas regiões do Alentejo e do Algarve a partir de sexta-feira e durante uma semana, revelou hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Pólenes vão estar em níveis muito elevados no Sul do país
Notícias ao Minuto

15:46 - 05/05/16 por Lusa

País SPAIC

Segundo a SPAIC, a previsão para a semana de 6 a 12 de maio indica que em Évora (região do Alentejo) os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, em particular devido aos pólenes das árvores sobreiro e oliveira e das ervas urtigas, azeda, tanchagem e gramíneas.

Também em Portimão (região do Algarve), os pólenes vão estar em níveis elevados, predominando no ar os pólenes de oliveira, sobreiro, e carvalhos e das ervas gramíneas, tanchagem, urtiga e quenopódio.

No resto do país os níveis de pólenes vão estar em níveis moderados, sendo que na região de Lisboa e Setúbal predominam os pólenes das árvores oliveira, sobreiro e outros carvalhos e das ervas gramíneas, urtiga e parietária.

Para o Norte, a região de Trás-Os-Montes e Alto Douro vão ter níveis moderados de pólenes, sobretudo de pinheiro, carvalhos, bétula e oliveira e das ervas gramíneas, azeda, parietária e tanchagem.

No Porto (região de Entre Douro e Minho), os pólenes predominantes são os das árvores carvalho, pinheiro e bétula e da erva urtiga.

Em Castelo Branco (região da Beira Interior) e Coimbra (Beira Litoral) predominam os pólenes do carvalho, oliveira e bétula e das ervas urtiga, azeda, gramíneas, tanchagem e parietária.

No arquipélago dos Açores, os pólenes estão igualmente em níveis moderados, com destaque para os dos pinheiros, carvalhos e bétula e os das ervas urtiga e parietária.

Já na Madeira, os pólenes atingem níveis baixos, predominando os das árvores pinheiro, cipreste e bétula e das ervas urtiga e parietária.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório