Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 23º

Polícia Marítima apreende seis redes ilegais para pesca da lampreia

A Polícia Marítima anunciou hoje ter apreendido na barragem de Crestuma, no rio Douro, seis redes ilegais para pesca da lampreia e identificado três pescadores presumivelmente ligados à atividade.

Polícia Marítima apreende seis redes ilegais para pesca da lampreia
Notícias ao Minuto

15:36 - 25/03/16 por Lusa

País Rio Douro

Em comunicado, a fonte adianta que a apreensão ocorreu durante a noite passada no âmbito de uma operação do Comando local da Polícia Marítima (PM) do Douro para fiscalização de redes de três panos (tresmalho) de deriva, localmente utilizadas para a pesca da lampreia.

Segundo a PM, as redes "lampreeiras" apreendidas apresentavam "características ilegais" e estavam "abandonadas e a pescar em local proibido", na barragem de Crestuma.

Durante a operação foram ainda "intercetados e identificados três pescadores em atos preparativos para aquela atividade".

Capturadas nas redes estavam 30 lampreias vivas, que foram devolvidas ao seu habitat natural, enquanto as artes ilegais foram recolhidas e transportadas para o Comando-local da PM do Douro.

Segundo explica a PM, nos termos do Regulamento da Pesca do Rio Douro a pesca com redes de três panos (tresmalho) de deriva é "uma arte de pesca regulamentar, licenciada, de cariz profissional, permitida no rio Douro, na área de jurisdição da Capitania do Porto do Douro".

Contudo, os pescadores apenas podem operar com redes "lampreeiras" cuja altura máxima não exceda os dois metros e o comprimento não ultrapasse os 140 metros, não sendo também permitida a pesca a menos de 200 metros das barragens, por razões de segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório