Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Raul Schmidt fica em prisão preventiva e aguarda pedido de extradição

O Tribunal das Relação de Lisboas (TRL) determinou hoje como medida de coação a prisão preventiva do cidadão luso-brasileiro Raul Schmidt, detido em Lisboa na terça-feira pela PJ, no âmbito da operação Lava Jato.

Raul Schmidt fica em prisão preventiva e aguarda pedido de extradição
Notícias ao Minuto

18:03 - 22/03/16 por Lusa

País Justiça

Segundo o presidente do TRL, ainda não chegou ao tribunal qualquer pedido de extradição por parte das autoridades brasileiras, existindo apenas uma "detenção provisória por parte das entidades judiciárias do Brasil".

"Este processo fica a aguardar que o Estado brasileiro formule o pedido de extradição, tendo um prazo de 40 dias a partir da notificação", acrescentou.

Raul Schmidt foi hoje ouvido pelo juiz desembargador Agostinho Torres que determinou a sua prisão preventiva, depois de terça-feira o sócio de um antigo diretor da Petrobras ter sido detido por suspeitas de corrupção e branqueamento, no cumprimento de uma carta rogatória da operação Lava Jato, que investiga crimes económico-financeiros no Brasil.

Em comunicado, a PJ explicou que "o detido foi investigado pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal do Brasil por ter agido como intermediário de operações da Petrobras que levaram ao recebimento indevido de comissões no valor de vários milhões de reais".

A operação Lava Jato, que começou em março de 2014 e já vai na 26.ª fase, investiga os casos de corrupção na Petrobras há mais de dois anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório