Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Secretário de Estado da Defesa apela à cooperação para segurança no mar

O secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, apelou hoje, na Madeira, ao envolvimento de todas as instituições ligadas ao setor marítimo para que promovam a segurança no mar e nas atividades piscatórias.

Secretário de Estado da Defesa apela à cooperação para segurança no mar
Notícias ao Minuto

13:20 - 28/01/16 por Lusa

País Marcos Perestrello

"A segurança no mar depende de todos e só se todos nos envolvermos no salvamento marítimo costeiro, na assistência a banhistas, no socorro a náufragos, na formação daqueles que vivem do mar é que seremos capazes de ter um mar seguro e uma atividade piscatória que resulte em alegria", afirmou Marcos Perestrello, em Câmara de Lobos, concelho vizinho do Funchal a oeste.

O governante participou na apresentação do Programa Mar Seguro, desenvolvido pelo Instituto de Socorros a Náufragos, e na divulgação da plataforma informática Capitania On-Line, da responsabilidade da Autoridade Marítima Nacional, que disse corresponder ao "desígnio fundamental" da simplificação administrativa.

"O Programa Mar Seguro visa promover junto da comunidade piscatória, através de ações de sensibilização, a divulgação de uma cultura de segurança no mar, incutindo uma atitude sustentada de precaução e prevenção de acidentes e de prudência nas atividades", explicou Marcos Perestrello, realçando a importância transformar a atividade piscatória em "alegria" e não numa "atividade triste" ligada a grandes tragédias.

O programa desenvolve-se em quatro áreas: dar a conhecer a localização das estações salva-vidas e os meios disponíveis; dar a conhecer as regras e cuidados a ter quando se vai para o mar e se está a navegar; divulgar os procedimentos relacionados com o suporte básico de vida e valorizar o uso correto do colete salva-vidas.

O secretário de Estado da Defesa Nacional afirmou, por outro lado, que a plataforma Capitania On-Line constitui um importante instrumento para a "facilitação da relação das comunidades piscatórias", bem como de todos os que querem desenvolver atividades marinhas com as capitanias.

"Facilita a vida às pessoas e obriga a própria administração, no caso a Autoridade Marítima Nacional, a simplificar e uniformizar os seus procedimentos e a tornar a sua ação mais eficiente e eficaz", disse Marcos Perestrello, sublinhando que, por isso, corresponde também a um "desígnio fundamental do governo": a simplificação administrativa através do Programa Simplex.

No decurso a visita à Madeira, o secretário de Estado da Defesa Nacional participa, esta tarde, no Funchal, na assinatura de um protocolo de cooperação entre a Direção-Geral da Autoridade Marítima e Associação Madeirense para o Socorro no Mar (SANAS).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório