Portugueses querem apurar prevalência de miomas uterinos

A Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) anunciou este sábado a realização de um estudo nacional sobre a prevalência de miomas uterinos, tumor benigno que se estima possa afectar cerca de dois milhões de mulheres portuguesas.

--

©

Lusa
09/03/2013 14:39 ‧ 09/03/2013 por Lusa

País

Estudo

"Vamos tentar ter uma ideia mais aproximada daquilo que é esta patologia em Portugal. Não será uma tarefa fácil, porque uma grande percentagem das situações são assintomáticas", explicou à agência Lusa a presidente da SPG.

Segundo Fernanda Águas, o estudo arrancará ainda este ano, em todo o país, mas as primeiras conclusões só serão conhecidas em 2014.

"Queremos conhecer melhor a realidade nacional sobre miomas uterinos, para podermos ser mais rigorosos. Sabemos que será difícil mas não é um trabalho impossível", disse ainda.

Meia centena de especialistas em ginecologia, reunidos em Viana do Castelo desde sexta-feira, aprovaram entretanto as regras para tratamento dos miomas uterinos.

Em Portugal, tendo em conta as percentagens internacionais de incidência desta patologia, a SPG admite que o problema afecte, com ou sem sintomas, cerca dois milhões de mulheres.

"Na maioria dos casos é uma patologia que pode passar despercebida e ser assintomática. Numa percentagem que se estima em 30% das mulheres poderá dar sintomas, como hemorragias uterinas anormais, menstruações muito abundantes e prolongadas, até provocar anemia", explicou Fernanda Águas.

Nos casos de "crescimento demasiado", nas fibras musculares do útero, estes miomas podem provocar o aumento do volume do abdómen e compressão de outros órgãos, "causando dores", explica a especialista.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas