Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Morte de David: "Não vá dizer-se que o SNS falhou. Falharam pessoas"

O fundador do Serviço Nacional de Saúde (SNS) quer que sejam apuradas responsabilidades pela morte do David.

Morte de David: "Não vá dizer-se que o SNS falhou. Falharam pessoas"
Notícias ao Minuto

18:35 - 25/12/15 por Notícias Ao Minuto

País António Arnaut

António Arnaut, criador do Serviço Nacional de Saúde, mostra-se “muito preocupado” com a morte de David Duarte, de 29 anos, por falta de assistência médica e revela, em declarações ao jornal i, que há uma “cadeia de culpa penal, política, disciplinar” que necessita de ser apurada.

“Apelo ao atual governo, apelo a António Costa e ao novo ministro da Saúde para que olhem atentamente para a doença do SNS”. Está em causa “a dignidade dos cidadãos, num bem essencial como a saúde e a vida”, frisa.

Em relação ao caso de David Duarte, o criador do SNS é perentório: “O caso é grave. Perdeu-se uma vida culposamente, tem de se averiguar de quem é a culpa. E há uma questão de confiança. Perdemos a confiança na justiça, perdemos a confiança no sistema financeiro, se perdemos a confiança no SNS está tudo perdido”.

Na opinião de António Arnaut, “quem calou deficiências tornou-se responsável”. “A direção clínica da urgência, a direção do hospital não podiam ter conhecimento da situação sem a comunicar. Tem de se averiguar se isso aconteceu, porque podia não ter acontecido. O silêncio, aqui, é crime”, sublinha. 

“Não vá dizer-se que o SNS falhou. Falharam pessoas”, conclui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório