Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Número de refugiados é "pequenino". Portugal "precisa de gente jovem"

Está previsto que Portugal receba pouco mais de 4.500 refugiados.

Número de refugiados é "pequenino". Portugal "precisa de gente jovem"
Notícias ao Minuto

12:00 - 13/10/15 por Notícias Ao Minuto

País Migrações

No último ano chegaram a Portugal cerca de 40 mil imigrantes, revela Pedro Calado, Alto-Comissário para as Migrações, que em entrevista ao Diário Económico explica que “virem 4.574 refugiados é um número muito pequenino, sobretudo num país que precisa desesperadamente de gente jovem”.

Numa altura em que a Europa continua a ser destino para milhares de pessoas que fogem da miséria e da guerra, Pedro Calado justifica que a ajuda que Portugal pode dar a refugiados se verifica não apenas porque Portugal subscreveu acordos, como a Convenção de Genebra, mas também por um pressuposto: “o dia em que sejamos nós a necessitar.

Sobre a integração, o Alto-Comissário para as Migrações admite que a incompreensão e a intolerância poderão dificultar o processo. Mas há que desmistificar alguns receios, nomeadamente o de que os estrangeiros vêm ficar com emprego de portugueses: “a capacidade de um imigrante criar postos de trabalho é seis vezes superior à dos portugueses. O mesmo acontecerá com os refugiados”, acredita, baseando-se em estudos.

“Estas pessoas tiveram que abandonar situações muito complexas”, justifica ainda Pedro Calado, descrevendo os refugiados que têm acorrido à Europa como “os vulneráveis dos vulneráveis”. Refugiados que também “são pessoas como nós”, recorda ao Económico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório