Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Petição tenta travar centro de refugiados no Algarve

Petição gera opiniões diversas entre os que consideram que é desumano virar as costas aos refugiados e os que os definem como uma ameaça.

Petição tenta travar centro de refugiados no Algarve
Notícias ao Minuto

20:32 - 03/09/15 por Notícias Ao Minuto

País Internet

Um grupo de cidadãos acaba de criar uma petição - Não à criação de um centro de refugiados no Algarve - para impedir que seja criado em Moncarrapacho-Fuzeta, um centro de acolhimento a refugiados. A proposta já conta com quase 800 assinaturas.

O grupo solicita à Câmara Municipal de Olhão que não apoie o projeto, apensado pela Cruz Vermelha, e pede o apoio das Câmaras Municipais do Algarve e da Região de Turismo para que o projeto não avance.

Para os assinantes, o “centro poderá vir a destruir o principal motor da economia Algarvia. O turismo!”. Além disso, temem que estes refugiados venham agravar ainda mais a taxa de desemprego na região.

“Sendo o Algarve, considerado um dos melhores destinos turísticos do mundo, frequentado maioritariamente por cidadãos Ingleses, alemães, espanhóis, portugueses, etc, faz com que a instalação deste centro e futuramente a deslocalização destes refugiados por todo o Algarve, vá criar um ‘barril de pólvora’, que irá certamente rebentar com toda a economia da região”, pode ler-se no documento, que apela “às autoridades que zelam pela economia do Algarve” que aceitem os refugiados apenas quando estejam “salvaguardas todas as condições de segurança”.

O documenta conta com quase 800 assinaturas, o que tem causado indignação entre a comunidade internauta. “Que vergonha senhores e senhoras portuguesas… 782 pessoas que fazem um mundo para elas mesmas”, escreve um internauta.

Outro defende a população algarvia, dizendo sentir “orgulho” em ver que “centenas de pessoas possuem a tenacidade de se erguer e opor-se a algo que inevitavelmente trará terror à Europa”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório