Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 26º

Ministra pede aposta na prevenção, meios não serão reforçados

Neste verão arderam 31 mil hectares de terreno, isto sem contar com os danos causados pelos fogos deste fim de semana.

Ministra pede aposta na prevenção, meios não serão reforçados
Notícias ao Minuto

12:20 - 10/08/15 por Notícias Ao Minuto

País Anabela Rodrigues

No final de uma reunião com a Proteção Civil, a ministra da Administração Interna deixou um apelo aos portugueses para que não adotem comportamentos de risco que possam levar a uma maior incidência de fogos em território nacional.

Evitar fazer fogos em matas ou florestas e prestar especial cuidado às normas de segurança aquando do uso de meios pirotécnicos nas festas de verão são os principais conselhos dados por Anabela Martins, que deu uma “palavra de reconhecimento, agradecimento e motivação aos que combatem os incêndios no terreno”.

Questionada sobre se haverá um reforço de meios no terreno, a governante garantiu que os dispositivos têm sabido responder às adversidades, dificultadas no último fim de semana pelas condições meteorológicas adversas.

O calor que se tem feito sentir é apontado também pelos representantes da Proteção Civil como a principal causa para o pico de incêndios registado este domingo. Por todo o país, deflagraram 382 fogos, com destaque para a zona Noroeste do país: Viana do Castelo, Braga e Porto.

Sem que tenham sido contabilizados, ainda, os danos causados pelos fogos de sábado e domingo, o total de área ardida em 2015 fixa-se nos 31 mil hectares, um número que fica abaixo da média dos últimos 10 anos.

Neste momento, os bombeiros combatem dois focos de incêndio em Viana do Castelo e dois em Braga, mais concretamente em Terras de Bouro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório