Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

"Governo não vai acabar com fundações universitárias"

O ministro da Educação, Nuno Crato, disse esta quarta-feira que o Governo vai levar à Assembleia da República uma proposta para o ensino superior que mantém a possibilidade da figura das universidades-fundações, mas com outra designação.

"Governo não vai acabar com fundações universitárias"
Notícias ao Minuto

11:27 - 06/02/13 por Lusa

País Crato

Nuno Crato, que falava à entrada para uma reunião conjunta com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e com os presidentes dos conselhos gerais universitários, garantiu que o Governo "não vai acabar com as fundações universitárias".

Admitindo que o tema possa estar em discussão no encontro, Nuno Crato disse que "o modelo que existe importa manter e aprofundar em termos de autonomia" e que a ideia de que o seu ministério pretende acabar com as fundações universitárias "é uma confusão" que importa esclarecer.

"O que nós estamos a fazer na proposta a preparar para a Assembleia da República é apenas uma alteração terminológica porque as fundações foram todas reavaliadas e estas fundações universitárias não são fundações exactamente do tipo das outras, pelo que é bom que se clarifique a diferença para todos", disse.

Nuno Crato disse que a reunião de Aveiro foi uma iniciativa das universidades pelo que não trouxe uma "ordem de trabalhos" definida, mas admitiu como natural que a questão destas instituições que optaram por se transformar em fundações esteja em apreciação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório