Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Há 150 novos especialistas veterinários. A nomeação não teve critérios

A própria bastonária e outros 15 membros da Ordem autonomearam-se. Há médicos que falam em fraude.

Há 150 novos especialistas veterinários. A nomeação não teve critérios
Notícias ao Minuto

11:41 - 17/07/15 por Notícias Ao Minuto

País Veterinários

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) conta com 150 novos especialistas. A bastonária nomeou-os um a um, mas sem critérios oficiais, avança o jornal i.

Da lista constam 150 profissionais escolhidos por Laurentina Pedroso. Sabe o jornal i, que a própria bastonária se autonomeou e nomeou ainda mais 15 médicos da Ordem.

E apenas seis são realmente especialistas com formação reconhecida pelos organismos internacionais creditados para tal.

Esta situação já está a ser contestada. Vários médicos veterinários alegam que pode haver um conflito de interesses na avaliação de futuros especialistas. O caso pode mesmo chegar aos tribunais.

O convite para a lista de especialistas chegou por email e telefone. Mas só a informar de que foram contemplados sem sequer terem enviado documentos para receber o título. Isto porque para integrar a lista há um processo formal. Entrega-se o currículo e a ficha de autoavaliação e avaliação desses pressupostos pela comissão de avaliação.

"Estes pseudo especialistas nomeados até podem ter anos de praça, mas se fosse feita uma auditoria ia perceber-se que não enviaram sequer documentação", indica um especialista creditado.

Também a antiga professora da Universidade Lusófona, Luísa Mestrinho, mostra-se indignada com todo este processo. "Andei dez anos a operar mil e tal animais por ano para depois receber um email a dizer que sou especialista?", pergunta.

"Não tenho nada contra as pessoas daquela lista e até reconheço razões para aceitarem o convite – mas examinem-me, eu não tenho medo de ser avaliada e os meus colegas, se não tiverem medo da avaliação, estão do meu lado", explica a médica do Hospital Escolar Veterinário da Ajuda.

Para a veterinária, "há uma falta de rigor na atribuição de especialista para com o público e para com os animais, que são o mais importante". "Temo que vão começar a surgir problemas de pessoas que se dirigiram a um especialista que não fez o seu trabalho de especialista", termina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório