Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Bombeiros de Matosinhos não querem Portuenses a garantir segurança

A corporação dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos/Leça, concelho de Matosinhos, repudiou hoje "veementemente" o facto de a segurança do evento "Piratas invadem Leça da Palmeira", que decorre este fim de semana, ser assegurada pelos Voluntários Portuenses, do Porto.

Bombeiros de Matosinhos não querem Portuenses a garantir segurança
Notícias ao Minuto

16:13 - 27/06/15 por Lusa

País Corporação

Num comunicado enviado à Lusa, o presidente da associação humanitária de Matosinhos e Leça da Palmeira e o comandante da corporação criticam a contratação de um corpo de bombeiros "estranho ao município" de Matosinhos, distrito do Porto, para a sua área de atuação.

Os responsáveis referem que o corpo dos Portuenses foi "alegadamente contratado pela organização do evento, ao arrepio de todas as regras e práticas de conduta e bom senso que se deveriam pautar" no relacionamento entre associações e corporações de bombeiros, para garantir a segurança daquele espaço.

Contactado pela Lusa, o vereador da Câmara de Matosinhos responsável pelo pelouro da Cultura e Turismo, Fernando Rocha, afirmou que a empresa privada que venceu o concurso público para o evento contactou os Portuenses e os bombeiros de Matosinhos/Leça para garantir a segurança do espaço, tendo decidido contratar a corporação do Porto por apresentar um preço mais baixo.

Segundo referiu, a corporação local "pediu um preço anormalmente alto" para assegurar o que constava no caderno de encargos do concurso, tendo os Portuenses apresentado uma quantia "três vezes mais baixa".

"Considerando que somos contrários a este modo de atuação, que desconhecemos o Plano de Segurança existente e que não podemos nem devemos abdicar da responsabilidade de atuação naquela zona, considerando o risco agravado naquele aglomerado urbano (centro histórico)", os responsáveis da corporação de Matosinhos/Leça anunciam ainda que decidiram "fazer deslocar para área envolvente ao evento meios de prevenção adequados".

A corporação de Matosinhos/Leça, que classifica a situação como grave, afirma mesmo não abdicar da sua responsabilidade operacional e institucional.

A Lusa contactou a corporação dos Voluntários Portuenses, mas nenhum responsável se encontrava nas instalações para prestar esclarecimentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório