Meteorologia

  • 19 JUNHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Empresa pública gasta milhares em festa de luxo

A polémica instalou-se após os valores da festa terem sido colocados no portal Base.

Empresa pública gasta milhares em festa de luxo

A empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP), resultante da fusão entre a REFER e a Estradas de Portugal, resolveu fazer uma festa de “apresentação da nova empresa” e para isso utilizou dinheiros do erário público.

De acordo com o Jornal de Notícias, a festa do passado dia 5 de junho terá custado mais de 300 mil euros, entre custos diretos e indiretos. Leitões, espetadas de fruta, bebidas, vídeos promocionais, cachecóis ou 'pins' faziam parte do menu.

Dos 3.800 convidados, estiveram presentes entre 1.300 e 1.500

Museu Nacional Ferroviário, e segundo declarações de uma fonte presente na festa, “a malta das chefias estava lá toda, para se mostrar”.

Os trabalhadores das empresas foram penalizados devido à necessidade de ajustes financeiros e estão revoltados com os gastos da festa. “Uma aberração, tendo em conta as penalizações que o Governo impôs aos trabalhadores”, acusa Gameiro Jorge, presidente do conselho-geral do Sindicato Nacional dos Ferroviários (SINAFE).

Além das despesas apresentadas no portal Base, como a de 17.545 euros em “telas publicitárias” ou a de 22 mil euros em alimentação, o Jornal de Notícias contabilizou ainda 170 mil euros, calculados com base nos funcionários que não trabalharam no dia da festa e nos transportes oferecidos.

A festa que “parecia um comício”, segundo um convidado, teve ainda direito a um humorista que atuou numa sessão que chegou a “roçar o ordinário”.

Contactada pelo JN, a empresa limitou-se a responder que todos os contratos são divulgados “de forma transparente no portal”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório