Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Governo vê com interesse maior abrangência de beneficiários

O ministro da Saúde disse hoje que o Governo vê com "interesse" a possibilidade de mais trabalhadores poderem ser beneficiários da ADSE, mas advertiu para a necessidade de existirem "regras claras e universais" sobre quem poderá ser abrangido.

Governo vê com interesse maior abrangência de beneficiários
Notícias ao Minuto

14:30 - 04/06/15 por Lusa

País ADSE

"Entendemos que será positivo ter um maior número de trabalhadores, designadamente do setor empresarial, familiares, vemos com bons olhos", afirmou o ministro da Saúde, Paulo Macedo, na conferência de imprensa realizada no final da reunião semanal do Conselho de Ministros.

Contudo, advertiu, apesar de o Governo ver com interesse essa abertura, "ela necessita de negociação" e, sobretudo, têm de existir "regras que sejam muito claras e universais sobre quem pode abranger", principalmente para proteger os atuais beneficiários.

"Se não houver regras mínimas, o que aconteceria é que só as pessoas que tivessem interesse e não uma massa de trabalhadores importantes e que dá sustentabilidade aderiria e prejudicaria os próprios que lá estão hoje", sustentou.

Paulo Macedo recusou, por isso, a possibilidade da ADSE ser aberta a qualquer trabalhador, considerado que tal medida seria "irresponsável" porque poderia haver uma "seleção adversa".

"Com novos trabalhadores o que nós pretendemos é haver uma maior sustentabilidade e não uma menor sustentabilidade, o que haveria de certeza se fosse aberto a todos sem qualquer critério", sustentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório