Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Militares devolvem medalhas de combate a Cavaco Silva

Descontentes com novo estatuto, militares realizam ato simbólico contra "consequências não negligenciáveis" aprovadas por Cavaco Silva.

Militares devolvem medalhas de combate a Cavaco Silva
Notícias ao Minuto

15:16 - 29/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Descontentamento

Revoltados com os novos estatutos dos Militares, um conjunto de militares na reforma, dos três ramos das Forças Armadas, entregam esta sexta-feira ao Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas as medalhas ganhas em combate na guerra colonial.

O estatuto foi publicado hoje em Diário da República e é visto pelos militares como “uma tragédia”, escreve o Observador.

Este prevê que a passagem à reforma suba dos 65 para os 66 anos, condições mais apertadas para pedir a passagem à reserva, alteração da percentagem de bonificação do tempo de serviço de 15% para 10% e o aumento dos tempos mínimos de permanência para a promoção.

“Este ato tem um significado importantíssimo para os militares pois são medalhas ganhas em situações de guerra. Alguns podiam não estar cá hoje”, diz o presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas, coronel Pereira Cracel, acrescentando que este pretende alertar para as “consequências não negligenciáveis sobre as próprias Forças Armadas, de que o Presidente da República é, por inerência, o Comandante Supremo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório