Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

"Dei por mim com ele em cima à bastonada"

José Magalhães adiantou aos jornalistas que irá apresentar queixa contra o agente da PSP, negando ter cuspido em sua direção, como indica o auto de detenção.

"Dei por mim com ele em cima à bastonada"
Notícias ao Minuto

13:32 - 18/05/15 por Goreti Pera

País José Magalhães

O adepto ontem agredido por um agente da PSP prestou declarações aos jornalistas, à saída do Tribunal de Guimarães, contando o que aconteceu no final do jogo que fez do Benfica campeão nacional pela 34ª vez.

Na sua versão dos factos – que não coincide em todos os aspetos com aquela que foi apresentada pelas autoridades – não existe referência a palavras hostis ou a uma cuspidela, como consta do auto da detenção.

José Magalhães negou mesmo ter cuspido sobre o polícia, contra quem assume vir a apresentar queixa.

“Depois de passar para as galerias de acesso às portas de saída para sair do estádio, aguardamos o tempo que foi possível (30 a 40 minutos). Não aguentei mais porque tinha um miúdo com nove anos com sinais de perturbação e desidratação”, começou por contar aos jornalistas.

“Os adeptos facilitaram a saída e quatro agentes, na porta do lado de fora, permitiram-me sair de forma afável e compreensível”, prosseguiu, dizendo que uma senhora lhe deu uma garrafa de água para que pudesse dar à criança, no lugar retratado no vídeo.

Nesse momento, o agente ter-se-á dirigido à família, questionando a sua presença naquele local. “Perguntou-me porque é que estava ali e porque é que tinha trazido os miúdos ao futebol, quando já sabia com o que podia contar. E de um momento para o outro dou por mim com ele em cima de mim à bastonada”, revelou.

Questionado sobre a sua reação perante a abordagem do polícia, José Magalhães respondeu: “Algum dia eu ia faltar ao respeito à autoridade? Foi uma injustiça o que me foi feito”.

Já em relação à tese de que cuspiu no agente, garante: “Isso é completamente falso”.

O Ministério da Administração Interna adiantou, entetanto, que vai abrir um inquérito ao sucedido e que o polícia já foi identificado, tendo sido instaurado um processo disciplinar.

[Notícia atualizada às 15h00]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório