Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Obras nas linhas do Douro, Norte e Minho vão superar os 12 milhões

O Governo autorizou hoje a Refer a "proceder à repartição de encargos" relativos a empreitadas a realizar nos próximos três anos nas linhas do Douro, do Norte e do Minho, num montante superior a 12 milhões de euros.

Obras nas linhas do Douro, Norte e Minho vão superar os 12 milhões
Notícias ao Minuto

12:12 - 16/04/15 por Lusa

País Refer

De acordo com portarias publicadas hoje em Diário da República (DR), na Linha do Douro estão em causa empreitadas de estabilização de taludes entre os quilómetros 119,5 e 145,8, orçada em quatro milhões de euros e a realizar-se em 2016 e 2017, e de reabilitação estrutural do viaduto da Ferradosa e da ponte com o mesmo nome, cujo custo tem um preço base de 3,8 milhões de euros, também prevista para 2016 e 2017.

O Governo autoriza também a Refer a proceder à repartição de encargos relativos à eletrificação e reabilitação do troço Nine/Valença, na Linha do Minho, que custará cerca de dois milhões de euros e deverá decorrer entre este ano e 2017.

Para a Linha do Norte, no subtroço Ovar/Gaia, está prevista a construção de uma passagem inferior rodoviária em Silvalde, Espinho, procedimento que "tem um preço base de 2,6 milhões de euros" e cujo prazo de execução abrange os anos de 2016 e 2017.

A Refer deverá também realizar uma obra de estabilização de taludes na Linha de Leixões e Concordância de Sangemil entre este ano e 2018, representando 310 mil euros.

Tendo em conta que a Refer pretende lançar um procedimento para a prestação de serviços para a elaboração do projeto de execução para a estabilização de taludes de escavação no troço Marco-Régua, da Linha do Douro, o Governo autoriza a entidade a "proceder à repartição de encargos" no valor de 515 mil euros, montante repartido entre este ano e 2021.

Estas autorizações dadas à Refer, assinadas pelo secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, Hélder Gomes dos Reis, e pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, entram em vigor na sexta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório