Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Godinho envolvido em esquema de faturas falsas

Manuel Godinho está agora a ser acusado de corrupção, falsificação de documentos e fraude fiscal e vai ser julgado em maio, no tribunal de Aveiro.

Godinho envolvido em esquema de faturas falsas
Notícias ao Minuto

10:50 - 07/04/15 por Notícias Ao Minuto

País Refer

António Argente, de 58 anos, trabalhava para a Refer quando se envolveu com Manuel Godinho num negócio. O engenheiro assinou, em dois dias, pagamentos de 114 mil euros a empresas de Godinho relativos a trabalhos que não existiram ou que foram apenas parcialmente realizados.

Ambos estão acusados de crimes de corrupção, falsificação de documentos e fraude fiscal, avança o Jornal de Notícias.

Manuel Godinho, uma das principais figuras do processo Face Oculta, está agora envolvido num processo com faturas suspeitas passadas à Refer e assinadas por António Argente.

Em causa estão sete faturas, de 29 e 30 de outubro de 2001. Na altura, Argente era responsável pela Zona Operacional de Conservação Sul da Refer e foi contactado por Godinho, que lhe ofereceu luvas em troca do favorecimento das suas empresas.

A primeira fatura tinha o valor de 5.193 euros, que diz respeito à substituição de travessas da Linha do Algarve, mas nada foi feito. No mesmo dia, o engenheiro assinou outra fatura, no valor de 33.242 euros relativos à substituição de 1.500 travessas de madeira, mas à data de faturação apenas 219 tinham sido substituídas.

No dia seguinte, faturou mais cinco faturas de trabalhos de remoção de terras, no valor de 76.363 euros, que já tinham sido efetuados e pagos em 1998 e 1999.

Em três anos o engenheiro recebeu 128 mil, divididos em 14 cheques de Godinho e depositados nas contas do engenheiro da Refer e da sua mulher.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório