Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Vai de férias na Páscoa? Siga estes conselhos da polícia

Operação Páscoa em Segurança 2015 – Polícia Sempre Presente começou esta segunda-feira e tem a duração de sete dias.

Vai de férias na Páscoa? Siga estes conselhos da polícia
Notícias ao Minuto

18:52 - 30/03/15 por Patrícia Martins Carvalho

País PSP

Com a Páscoa à porta e consequentes férias e aumento do número de turistas em várias zonas do país, a polícia reforçou o seu efetivo nas ruas.

Até ao próximo dia 5 de abril, os agentes da PSP vão andar nas ruas mais atentos a movimentações que se possam revelar perigosas, concentrando-se “no incremento do sentimento de segurança dos cidadãos em áreas nevrálgicas do comércio e turismo, redes de transportes públicos e locais de grande concentração de pessoas, assegurando elevados níveis de visibilidade nessas áreas”.

Mas não só. A nível rodoviário a PSP terá especial atenção nas “entradas e saídas dos grandes centros urbanos, bem como a todos os comportamentos que potenciem infrações perigosas e situações de risco”.

Em comunicado, a PSP deixa então alguns conselhos úteis que o podem ajudar a evitar situações que prejudiquem esta época festiva, mas que são facilmente aplicáveis ao longo de todo o ano. Tome nota.

No que diz respeito às habitações, use fechaduras de várias entradas, não abra a porta se não for avisado de que receberá alguma visita, não deixe acumular correspondência e nunca vá deitar o lixo no contentor à noite. Deixe uma luz de presença ligada e opte por usar cortinas e jamais revele nas redes sociais que vai estar fora de casa.

Se anda de transportes públicos use a mala à sua frente e sempre fechada. Guarde a carteira e o telemóvel em bolsos interiores, evite ficar junto à porta de saída dos transportes, opte por sair ou entrar em paragens/estações movimentadas e desconfie sempre de olhares indiscretos.

Quando vai a um multibanco certifique-se que não há ninguém demasiado próximo de si, opte sempre por uma caixa ATM numa zona movimentada e se tal não for possível escolha um multibanco dentro de uma dependência bancária ou num centro comercial. Se sentir que está a ser demasiado observado ou até mesmo perseguido, desista da operação e evite sempre os peditórios junto às caixas ATM.

Relativamente ao seu automóvel, nunca deixe objetos no interior do carro que sejam visíveis, guarde-os no porta-luvas ou na bagageira e isto inclui carregadores de isqueiro, GPS e até os suportes para este gadget. Evite estacionar o carro em parques com pouca iluminação e sem vigilância. Se estiver a ser perseguido conduza até uma esquadra e se tiver um acidente e desconfiar que não se trata de um acidente mas de um ato propositado abandone o local e só pare na esquadra mais próxima.

Por fim, quando for conduzir não consuma bebidas alcoólicas, não mexa no telemóvel ou no GPS. Tenha em atenção o estado dos pneus e descanse de duas em duas horas se fizer uma viagem longa. Como não é demais relembrar, respeite os limites de velocidade e as passadeiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório