Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Mosteiro de Salzedas passa de monumento em ruína a atracção turística

O coordenador do projecto Vale do Varosa, Luís Sebastian, defendeu esta quarta-feira que a requalificação do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, no concelho de Tarouca, permitiu que um monumento em ruína se tornasse um ponto de atracção turística.

Mosteiro de Salzedas passa de monumento em ruína a atracção turística
Notícias ao Minuto

18:09 - 16/01/13 por Lusa

País Tarouca

O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas foi alvo de uma intervenção de requalificação entre agosto de 2010 e agosto de 2011, abrindo oficialmente ao público a 26 de Outubro de 2011.

Desde então, passaram pelo Mosteiro de Salzedas "mais de sete mil visitantes, não estando contabilizados nesse número pessoas que vieram assistir a eventos", disse à agência Lusa Luís Sebastian.

A intervenção, que teve por base um estudo prévio da história e arqueologia do Mosteiro, incidiu na recuperação do edificado, nomeadamente nos dois claustros e na ala nascente, que correspondia inicialmente à noviciaria (século XVII).

"A maior intervenção ocorreu na noviciaria, ao nível das paredes e cobertura. Foi instalado um sistema de drenagem de humidade, um sistema de alarme de segurança e incêndio, intranet e um sistema de iluminação completamente novo", explicou Luís Sebastian.

O também director do Museu de Lamego referiu que foi criado um espaço de exposições temporárias e um auditório, sendo ainda restaurada a sacristia, quer em termos de mobiliário, quer em termos de pintura (século XVIII).

"Foram ainda restauradas 32 pinturas, entre as quais duas de Grão Vasco, 20 de Bento Coelho da Silveira e duas de Pascoal Parente; quatro esculturas de madeira e diversas peças de ourivesaria", informou.

Luís Sebastian sublinhou que no domingo serão tornados públicos todos os pormenores relacionados com a requalificação do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, recentemente distinguida pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) com uma menção honrosa, na categoria de Melhor Intervenção em Conservação e Restauro.

A iniciativa está agendada para as 14h30, no auditório do Mosteiro, estando previstas as intervenções do coordenador do projecto e do pároco de Salzedas, António Seixeira, com o tema "Os últimos livros da biblioteca do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, readquiridos".

A requalificação do Mosteiro de Salzedas custou cerca de um milhão de euros e integra o projecto Vale do Varosa, da responsabilidade da Direcção Regional de Cultura do Norte e co-financiado pelo ON.2 O Novo Norte Programa Operacional Regional do Norte.

O projecto Vale do Varosa inclui ainda as requalificações do Mosteiro de São João de Tarouca, no concelho de Tarouca, e do Convento de Santo António de Ferreirim, no concelho de Lamego.

Luís Sebastian avançou que a intervenção no Mosteiro de São João de Tarouca, também ela de um milhão de euros, deverá estar pronta até ao final do ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório