Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Pílula aumenta risco de AVC

As hormonas aumentam a coagulação do sangue e a pressão arterial, propiciando a ocorrência de acidentes vasculares cerebrais.

Pílula aumenta risco de AVC
Notícias ao Minuto

13:59 - 02/03/15 por Goreti Pera

País Contracetivos

A toma da pílula justifica que as mulheres tenham cuidados redobrados no que toca à prevenção e diagnóstico de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).

O alerta foi dado pela Associação Nacional AVC, certa de que é aconselhável que as mulheres em idade fértil procuram alternativas ao contracetivo oral, que faz com que as hormonas deixem o sangue mais espesso e mais propenso a coagular, podendo aumentar o risco de pressão arterial elevada.

Controlar a pressão arterial, não fumar, manter um peso saudável, evitar o sedentarismo e manter um estilo de vida ativo, limitar a alimentação e bebidas açucaradas e manter o consumo de álcool dentro dos níveis recomendados.

É importante referir que, de acordo com o National Stroke Association (NSA), o AVC mata mais mulheres do que as doenças oncológicas e que a maior esperança média de vida das mulheres acentua a probabilidade de virem a sofrer deste problema.

Desta feita, é importante tomar atenção aos seguintes sintomas: dormência, fraqueza ou paralisia de um lado do corpo, fala arrastada ou dificuldade em encontrar palavras ou discurso compreensível, visão subitamente enublada ou perda de visão, confusão ou instabilidade e forte dor de cabeça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório