Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Sete barras fechadas devido à agitação marítima forte

Sete barras marítimas estão hoje encerradas à navegação e outras três condicionadas devido à agitação do mar, prevendo-se ondas até sete metros, informou a Marinha Portuguesa.

Sete barras fechadas devido à agitação marítima forte
Notícias ao Minuto

07:15 - 16/01/15 por Lusa

País Marinha

De acordo com informação disponível às 06:00 na página da Marinha na Internet, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação devido à previsão de agitação marítima forte.

A Marinha informa também que as barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.

Também a barra marítima de Faro está fechada a embarcações com comprimento inferior a 10 metros.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso laranja desde as 02:00 de hoje e até às 06:00 de sábado devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas com 5 a 7 metros, podendo atingir 9 a 12 metros de altura.

Estes dez distritos vão passar no sábado, a partir das 06:00 e até às 12:00, a aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros.

O aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes do tempo.

O IPMA prevê para a costa ocidental a norte do Cabo Raso ondas de noroeste com 5 a 7 metros.

Na costa Ocidental a sul do Cabo Raso prevê-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros, aumentando para 5 a 6 metros a partir do início da manhã.

Para a costa sul, o IPMA prevê ondas de sudoeste com 1 a 2 metros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório