Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Centros de saúde alargam horário de funcionamento devido ao frio

A onda de frio que se tem sentido em todo o país levou o secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde a decretar o alargamento do horário de funcionamento dos centros de saúde e unidades de saúde familiar na passagem de ano, noticia o Expresso.

Centros de saúde alargam horário de funcionamento devido ao frio
Notícias ao Minuto

15:40 - 30/12/14 por Notícias Ao Minuto

País Lisboa

Entre hoje e sexta-feira, os centros de saúde e unidades de saúde familiar vão encerrar mais tarde. Em vez das habituais 18h ou 20h, o encerramento será adiado para as 22h. O dia 1 de janeiro é exceção, uma vez que se trata de um feriado.

A deliberação foi comunicada pelo secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde e deve-se à vaga de frio que tem atingido o território nacional e que se vai manter nos próximos dias, de acordo com o semanário Expresso.

A medida é para ser aplicada nas unidades de cuidados primários da região de Lisboa, e, como informou Fernando Leal da Costa, "poderá ser estendida a outros pontos do país em função da procura que se vier a verificar". A área de influência do Hospital Amadora-Sintra será uma das prioritárias.

Na sequência da deliberação, cabe à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo "desenvolver todos os esforços" para tornar possível o alargamento dos horários de funcionamento daquelas instituições de saúde.

Contudo, ainda que se considere inevitável o aumento da procura por cuidados de saúde, o governante deixa uma recomendação: "Em caso de gripe ou de outra doença aguda, aconselha-se os utentes a recorrerem também à linha Saúde 24 antes de se dirigirem à urgência hospitalar".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório