Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Na saúde há custos "que não se podem evitar"

Para o 'pai' do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Arnaut, é importante haver cuidado quando se fala em gastos “a mais” na área de Saúde. Há luxos e desperdícios que serão a mais, mas há muitas coisas em saúde que “não se podem evitar" e não devem ser vistas dessa forma, explicou à Rádio Renascença.

Na saúde há custos "que não se podem evitar"
Notícias ao Minuto

13:53 - 03/11/14 por Notícias Ao Minuto

País António Arnaut

António Arnaut, aquele que é considerado o ‘pai’ do Serviço Nacional de Saúde (SNS), falou à Rádio Renascença sobre os custos relacionados com a saúde. E adiantou que "na saúde não se gasta mal um cêntimo a não ser no desperdício evitável. Há coisas que não se podem evitar".

Para o homem que esteve na fundação, é importante também ter em atenção o que se quer dizer quando se fala em gastar “a mais” quando falamos da saúde.

Arnaut dá mesmo exemplos: “Não se gasta mal quando se paga aos profissionais, se compram aparelhos ou se melhoram as instalações”, diz, acrescentando que o mesmo conceito se aplica noutras situações, como por exemplo “quando se compram medicamentos mesmo caros para salvar vidas".

Para António Arnaut, haverá sem dúvida gastos a mais, mas estes dizem respeito a ‘luxos’. E aponta o dedo a certos gastos das equipas ministeriais. “Quando estava no Governo tinha um carro velho e um motorista”, recordou ainda à Rádio Renascença, realçando que muitas vezes viajava de comboio quando ia a Coimbra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório