Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Pescadores naufragados voltaram à praia para recolher material

Cinco pescadores de arte xávega naufragaram hoje na Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande. Depois de salvos, voltaram à praia para arrumar as cordas e redes.

Pescadores naufragados voltaram à praia para recolher material
Notícias ao Minuto

12:35 - 25/10/14 por Lusa

País Praias

Um dos proprietários da embarcação, António Ferreira, contou à agência Lusa que "quando o barco ia a entrar no mar, houve uma falha mecânica".

António Ferreira, que se encontrava em terra, acrescentou que o "barco começou a encher de água e a ir ao fundo".

Os meios foram acionados assim que este responsável viu "o barco em dificuldades".

Além dos meios oficiais, António Ferreira pediu ajuda a uma embarcação que se preparava para entrar no mar.

"Vê-los lá dentro foi um desespero até serem socorridos", disse.

Jorge Fragata, 47 anos, era um dos pescadores que estava na embarcação, conta que o acidente aconteceu logo que o barco entrou no mar.

"Ao soltar o tirante que amarra o barco ao atrelado, que está agarrado ao trator, não disparou e começou a entrar água".

Os pescadores tentaram tirar a água da embarcação, mas "três vagas de dois metros afundaram o barco".

Os cinco pescadores ficaram agarrados à boia "cerca de 50 minutos", referiu.

O mestre da embarcação, Rui António, salientou que a preocupação era salvar a tripulação", revelando que "para descontrair mandaram "umas piadas e gargalhadas".

"Até lhes disse que com uma cana aqui até apanhávamos peixe. Era importante manter a calma. Um dos colegas estava em pânico e em hipotermia", sublinhou.

O mestre frisou que "todos os procedimentos legais e de segurança foram cumpridos" e admitiu que o uso de coletes lhes "salvou as vidas".

Já na praia, familiares e amigos foram chegando, Bruna Fragata, filha de Jorge Fragata, confessa que quando viu a notícia nas redes sociais tentou saber como o pai se encontrava.

"Apesar das minhas tias me garantirem que ele estava bem só depois de chegar aqui e estar com ele é que senti um grande alívio", disse.

Cinco pessoas que hoje caíram ao mar na praia da Vieira, na sequência de um acidente com uma embarcação, foram resgatadas com vida, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

O vereador da Câmara da Marinha Grande Paulo Vicente, responsável pela área, explicou que as cinco pessoas foram resgatadas por outra embarcação que também estava no local e que uma delas foi transportada para o Hospital de Leiria, com hipotermia.

A Marinha acionou hoje de manhã uma operação de salvamento, na sequência da comunicação do afundamento de uma embarcação de arte xávega junto à praia de Vieira de Leiria.

Segundo a Marinha, foram enviados para o local meios da Capitania da Nazaré e um helicóptero da Força Aérea, estando também envolvida na operação de socorro uma outra embarcação que se encontrava na zona do acidente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório