Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Macedo diz que há concorrentes interessados nos KAMOV

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, revelou hoje que há concorrentes interessados em assegurar a manutenção e operação dos helicópteros KAMOV do Estado.

Macedo diz que há concorrentes interessados nos KAMOV
Notícias ao Minuto

14:02 - 07/10/14 por Lusa

País Helicóptero

Segundo Miguel Macedo, as propostas do segundo concurso público internacional, que terminou na sexta-feira, estão a ser analisadas, depois do primeiro ter ficado deserto.

"A informação que eu tenho é que há concorrentes para este concurso público internacional, vamos aguardar que o júri aprecie as propostas", disse aos jornalistas o ministro, que hoje fez na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANCP) um balanço da época crítica em incêndios florestais.

Miguel Macedo adiantou que a empresa vencedora do concurso vai também ficar com a responsabilidade dos trabalhadores da Empresa de Meios Aéreos (EMA), que vai se extinta no final do mês de outubro.

O ministro esclareceu que a extinção da EMA "não depende" da conclusão do concurso para operar os KAMOV, uma vez que "já foi feito sob a égide da ANPC".

"Vai extinguir-se a EMA no final do mês de outubro, como estava previsto", sublinhou Miguel Macedo.

A gestão dos meios aéreos que integram o património da EMA, que vai ser extinta três anos depois de o Governo ter anunciado o seu fim, vai passar a ser assumida pela ANPC.

Sobre as dívidas da EMA à empresa que faz atualmente a manutenção e operação dos helicópteros públicos de combate a incêndios florestais, Miguel Macedo afirmou que foi já liquidada "uma grande parte da dívida", faltando pagar cerca de três ou quatro milhões de euros.

Em setembro, a Heliportugal disse que ia pedir em tribunal o arresto da frota da EMA por falta de pagamento dos serviços de manutenção e operação dos KAMOV, uma dívida que ascendia, segundo a empresa, a cerca de 14 milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório