Mais vento e "fresco": Calor vai dar tréguas (mas não em todo o lado)

A semana começou "mais fresca", segundo apontou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. A descida de temperatura - embora não em todo o país - aconteceu na tarde de domingo e esta segunda-feira, mas temperaturas mais 'suportáveis' são esperadas também amanhã.

Lisboa ; Terreiro do Paço ; Portugal ; Pessoas ; Turismo ; Baixa ; Calor ; Verão

© Jorge Castellanos/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Ana Teresa Banha
18/08/2025 18:15 ‧ há 2 horas por Ana Teresa Banha

País

IPMA

Numa altura em que os incêndios assolam o país e milhares de bombeiros combatem as chamas em várias zonas do território, é importante ficar a par não só dos conselhos da Proteção Civil para saber o que fazer em caso de fogo ao redor, mas também saber como vão estar os termómetros por estes dias.

 

De acordo com uma análise publicada esta segunda-feira no site do Instituto Português do Mar e da  Atmosfera (IPMA), a tarde de domingo foi de 'viragem' em alguns lugares.

"Ontem, 17 de agosto, o dia esteve já mais fresco a partir da tarde, em especial no litoral oeste, com a descida da temperatura máxima a variar entre 1ºC e 6°C", começam por apontar os especialistas, dando conta, no entanto, de que não foi assim em todos os locais: "Ao invés, na maioria da região do Algarve os valores da temperatura máxima registaram ainda uma subida, com valores registados iguais ou superiores a 35°C."

Na mesma análise, os especialistas do IPMA referem ainda que, após um longo período de tempo quente, "prevê-se uma diminuição de temperatura na generalidade do território para hoje, dia 18, e amanhã, dia 19."

Mas o instituto alerta o tempo continuará quente "no Interior e na costa sul do Algarve, embora próximo dos valores médios para a época."

Quanto às noites, estas deverão tornar-se agora "mais frescas, pelo que a ocorrência de noites tropicais ficará restrita a alguns locais do sotavento algarvio."

E não são só as noites mais frias que podem estar de volta: também o vento deverá chegar com mais força. "A partir de hoje, esperam-se dias mais ventosos, em especial no litoral oeste e nas terras altas, com vento predominante de norte e noroeste e rajadas até 65 km/h na faixa costeira ocidental e nas serras", detalha o IPMA.

Já a nebulosidade matinal no Litoral oeste irá continuar, sobretudo, nas zonas costeiras e nas vertentes das serras expostas ao vento. Associada a esta nebulosidade, escreve o IPMA, "não é de excluir a possibilidade de ocorrência de chuvisco".

Os incêndios (e os conselhos da Proteção Civil)

Tal como referido acima, os incêndios continuam a destruir várias zonas do território português, assim como a 'obrigar' ao corte de estradas. Por isso, deixamos abaixo alguns conselhos da Proteção Civil em relação a algumas situações.

A Proteção Civil salientou, já numa partilha feita no início do verão, que nestas situações deve avisar os vizinhos e regar as paredes - consoante a estrutura da casa -, o telhado e dez metros à volta de casa, assim como deve ainda fechar as portas, janelas e outras aberturas, correndo as persianas ou portadas.

Se estiver em condições de segurança, "desligue e retire as botijas de gás para um local seguro" e tudo o que possa arder junto às janelas deve ser afastado e coloque "toalhas molhadas nas frestas".

"Se não correr perigo, apague pequenos focos de incêndio com água, terra ou ramos verdes", lê-se numa publicação partilhada nas redes sociais.

É aconselhado a que tenha também "um kit" preparado com "artigos essenciais a utilizar em caso de emergência", tais como um estojo de primeiros socorros, medicação habitual, água e comida não perecível, produtos de higiene pessoal, uma muda de roupa, rádio, lanterna e apito e, por fim, uma lista de contactos de familiares e/ou amigos.

Leia Também: Incêndios? Mais de 80 concelhos em risco máximo em Portugal continental

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas