Segundo a porta-voz da Comissão, dois aviões foram já mobilizados e estão a caminho de Portugal, integrando a frota rescEU.
As aeronaves foram inicialmente destacadas para a Bulgária e agora foram reposicionadas a partir da Suécia, estando a sua chegada prevista para domingo.
A mesma responsável acrescenta que a Comissão Europeia está "a explorar opções adicionais de ajuda" e mantém "contacto constante com as autoridades portuguesas".
No mesmo comunicado, Bruxelas transmitiu "profundo pesar pela morte do antigo autarca que estava a combater os fogos".
Desde o início da época de incêndios, equipas de combate aos incêndios oriundas de outros Estados-membros têm estado a apoiar os bombeiros portugueses.
Entre 01 e 15 de agosto, um contingente de cerca de 20 bombeiros da Letónia esteve posicionado em Trancoso, e a partir de hoje, segue-se uma equipa de Malta, também com cerca de 20 elementos, que ficará destacada em Almeirim, em dois turnos: de 16 a 31 de agosto e de 01 a 15 de setembro, acrescentou a porta-voz.
O apoio europeu inclui ainda a utilização do sistema de satélites Copernicus, já ativado para cartografar as áreas ardidas na região das Beiras e Serra da Estrela, de modo a fornecer às autoridades uma visão mais precisa da evolução dos incêndios.
Numa mensagem publicada na rede social X, a comissária europeia Hadja Lahbib anunciou igualmente o envio de dois aviões para Portugal e dois para Espanha, expressando-se "profundamente entristecida pela perda de uma vida em Portugal".
We’ve sent 2 🇪🇺firefighting planes to #Portugal & 2 more to #Spain to fight #wildfires.
— Hadja Lahbib (@hadjalahbib) August 16, 2025
🇵🇹: the planes came from Sweden, after being moved from Bulgaria.
🇪🇸: we’ve deployed 2 planes from Italy, on top of 2 from France.
Deeply saddened by the loss of life in Portugal. pic.twitter.com/jdgpmg8tmD
Leia Também: Comissão Europeia já "está a mobilizar" aviões que Portugal pediu