Fogo na Lousã preocupa nas zonas da Mata do Sobral e Ribeira de São João

O incêndio na serra da Lousã, distrito de Coimbra, está hoje à noite "mais calmo", mas não permite "baixar a guarda", com a preocupação na zona da Mata do Sobral e Ribeira de São João, segundo o presidente da Câmara.

Trancoso, incêndios, bombeiros, chamas

© REUTERS

Lusa
15/08/2025 22:12 ‧ há 2 horas por Lusa

País

Incêndios

Em declarações à agência Lusa, pelas 21h30, Luís Antunes explicou que a situação que se vive no terreno, neste momento, é "mais calma", sobretudo, pelo abrandamento do vento.

 

"Apesar disso, não permite baixar a guarda. Há muitos pontos que podem agravar a situação, apesar do vento mais calmo", disse o autarca.

Segundo Luís Antunes, a área de fogo é muito extensa e dispersa o que acarreta "muitos pontos de preocupação".

"Há duas vertentes ainda que preocupam muito e que estão a dar mais trabalho, a zona da ribeira de São João e a outra, a zona da Mata do Sobral", disse.

O autarca antecipou "mais uma noite de preocupações" sobretudo, porque se espera uma mudança das condições do vento.

De acordo com a página de Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 21h40 o incêndio da serra da Lousã estava a ser combatido por 355 operacionais, apoiados por 110 viaturas.

 O incêndio que lavra na Lousã desde quinta-feira passou para o município de Góis e estava a ameaçar aldeias de xisto na vertente sudoeste da serra.

A situação de alerta foi prolongada até domingo, anunciou, na quinta-feira, a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, no final de uma visita à ANEPC.

"Perante a adversidade de 22 dias consecutivos de calor intenso não dar sinais de abrandar, o Governo vai prolongar uma vez mais a situação de alerta, até domingo", anunciou a ministra em declarações aos jornalistas.

Maria Lúcia Amaral sublinhou que se mantêm todas as restrições e proibições impostas pela situação de alerta de risco agravado de incêndio.

Leia Também: AO MINUTO: Marcelo e Montenegro lamentam morte; Incêndio "incontrolável"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas