Dois homens detidos por vários roubos e furtos na zona da Baixa de Lisboa

Dois homens, de 23 e 51 anos, foram detidos por suspeita da prática de vários roubos e furtos, alguns qualificados, na zona da Baixa de Lisboa, onde foi detetado um aumento recente de ocorrências alarmando comerciantes e lojistas.

Lisboa ; Terreiro do Paço ; Portugal ; Pessoas ; Turismo ; Baixa ; Calor ; Verão

© Jorge Mantilla/NurPhoto via Getty Images

Lusa
11/08/2025 14:44 ‧ há 2 horas por Lusa

País

PSP

Em comunicado hoje divulgado, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP explica que a primeira detenção aconteceu na passada terça-feira, quando os agentes, "atentos aos furtos cometidos em várias lojas na zona da Baixa de Lisboa e em vigilância na Avenida da Liberdade, apanharam, em flagrante delito, um homem com 51 anos, de nacionalidade portuguesa, quando saía em passo acelerado de uma das lojas da Avenida".

 

Devido a ter levantado suspeitas pelo seu comportamento, os polícias intercetaram-no uns metros mais à frente e viram que tinha na sua posse "nove t-shirts, ainda com os alarmes, que tinha acabado de furtar dos expositores".

Além das peças de roupa, o suspeito tinha ainda outras duas t-shirts furtadas de outra loja e três pares de óculos também furtados numa ótica da Avenida, artigos avaliados num total de cerca de 530 euros, "mostrando com a sua conduta a prática de furtos em série nas lojas da Avenida, onde andava bastante ativo nos últimos dias".

Segundo a nota da PSP, os agentes perceberam ainda que o homem, para furtar os artigos, recorria a papel de alumínio para neutralizar os alarmes das lojas, e tinha ainda na sua posse um rolo de papel de alumínio e um alicate para cortar os alarmes, "encontrando-se bastante apetrechado para cometer estes ilícitos criminais e denotando possuir bastante prática na sua execução".

O suspeito, já com historial por este tipo de crime e que saiu da prisão no ano passado, foi notificado para comparecer em Tribunal, tendo o julgamento sido marcado para dia 21 deste mês.

Ainda no combate aos furtos e roubos que têm vindo a acontecer também na mesma zona da Baixa lisboeta, na quarta-feira e em cumprimento de mandados de detenção fora de flagrante delito, foi detido um homem, com 23 anos, natural da Gâmbia, por estar indiciado "no cometimento de dois roubos, um furto qualificado e uma violência após a subtração".

De acordo com a nota da PSP, o suspeito andava já a ser investigado "devido à sua conduta bastante violenta, que empregava no cometimento dos crimes", conseguindo os polícias perceber que, pelo menos, desde fevereiro deste ano é suspeito da prática de vários roubos e furto.

Entre estes encontra-se o roubo de telemóvel no interior de um comboio na Estação do Rossio, um roubo de telemóvel na estação de Metropolitano do Rossio, um furto com arrombamento da montra de uma loja da Rua do Carmo, durante a madrugada, de onde furtou artigos no valor de 2.400 euros, e o furto de três auriculares de uma loja da Rua dos Fanqueiros no qual "ameaçou a funcionária com uma garrafa de vidro, que o perseguiu e tentou reaver os bens furtados".

Segundo a PSP, o detido, que tem um histórico recente por este tipo de furtos qualificados e roubos com incidência na zona da Baixa, está também indiciado numa série de outros furtos simples em que furtava pequenos artigos das lojas da Baixa, conduta que era já conhecida publicamente devido a vídeos que correm nas redes sociais.

O homem foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada prisão preventiva.

Leia Também: Recluso fica agressivo em ida às urgências e guarda recebe ajuda da PSP

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas