Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Manuel Clemente alerta que "jihadismo pode seduzir jovens"

Para o cardeal patriarca de Lisboa, "a real falta de causas para cativar os jovens pode ser perigosa", admitiu Manuel Clemente ao Expresso.

Manuel Clemente alerta que "jihadismo pode seduzir jovens"
Notícias ao Minuto

19:25 - 17/09/14 por Notícias Ao Minuto

País Cardeal

À margem de um congresso internacional que assinala os 500 anos da Diocese do Funchal, o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, falou ao Expresso sobre o risco de jovens seduzidos pelo jihadismo e criticou a atualidade, que só oferece "coisas de consumo imediato".

“A adolescência e a juventude são idades muito propícias a não aderir a nada ou a aderir totalmente a alguma coisa. São idades de definição, de sentido de vida”, disse o cardeal alertando que, se não damos aos jovens “mais do que coisas de consumo imediato” há o risco de que estes se deixam atrair por uma “oferta tão primária”, como é o jihadismo.

"As sociedades ocidentais fizeram um caminho lento, mas que não pode ter recuo, no sentido da cidadania, da responsabilidade individual, da liberdade de cada um”, afirmou ainda ao mesmo semanário.

Sobre o Estado Islâmico propriamente dito, cujas execuções filmadas de ocidentais, bem como relatos de massacres ocorridos no Iraque e na Síria, têm chocado o mundo, Manuel Clemente realça que as suas ações estão muito para para lá do que se possa considerar “admissível”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório