Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 37º

Albergue para peregrinos abre hoje em Ferreira do Zêzere

A Câmara de Ferreira do Zêzere inaugura hoje, na localidade de Areias, um albergue que pode alojar até seis peregrinos e, apesar de estar focado nos do caminho de Santiago de Compostela, também está "ao dispor" de outros.

Albergue para peregrinos abre hoje em Ferreira do Zêzere
Notícias ao Minuto

08:36 - 13/06/24 por Lusa

País Ferreira do Zêzere

"Era uma necessidade que sentíamos, a de criar uma estrutura de apoio a quem faz os Caminhos de Santiago (em Espanha), mas também os de Fátima ou os visitantes da Rota dos Templários, através do aproveitamento de uma antiga escola, que entendemos recuperar, e que vai permitir acolher os peregrinos que aqui queiram pernoitar", disse Bruno Gomes, presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém.

Assim, a antiga escola primária de Areias foi requalificada e transformada em Albergue de Peregrinos, no âmbito do Caminho Português de Santiago, tendo a obra representado um investimento na ordem dos 120 mil euros.

Segundo o autarca, o equipamento está dotado de casas de banho, chuveiros e cozinha, entre outras comodidades.

Num comunicado, a autarquia especificou que o albergue disponibiliza seis camas/beliches num dormitório, casas de banho, duches, espaço de lavandaria, espaço de convívio e cozinha comunitária onde o peregrino pode preparar as suas refeições.

Para o presidente da Câmara, o albergue é "uma mais-valia em termos do turismo religioso" e a sua inauguração, hoje, quando se assinala também o dia do município, "é um sinal da aposta que a autarquia está a fazer num turismo diferenciado".

"O edifício situa-se numa zona central do núcleo urbano da povoação das Areias, sede de freguesia, com uma relação pedonal e viária privilegiada ao Largo da Igreja Matriz, bem como a outros locais da envolvente", deu conta o município, em comunicado.

As obras, que apresentavam um prazo de execução de 180 dias, permitiram recuperar um edifício que se encontrava "obsoleto, carente de obras de beneficiação e sem um uso que lhe dê a utilização ajustada".

A recuperação pautou-se pela "autenticidade e memória do espaço", tendo sido requalificado o interior e o exterior.

No interior, o espaço foi dividido, foi criada "uma área compartimentada que sirva de dormitório" e foram adaptadas as instalações sanitárias, enquanto o espaço exterior foi melhorado, "tornando-o digno e adaptado à sua fruição", descreve o município.

O edifício localiza-se na Rua Casa do Povo, na União das freguesias de Areias e Pias, concelho de Ferreira do Zêzere, passando a fazer parte da Rede Pública de Albergues do Caminho de Santiago.

Tendo recordado outros "investimentos em curso ou prestes a iniciar", na ordem de um milhão de euros, o presidente da Câmara, Bruno Gomes, indicou como exemplos a nova praia fluvial da Bairrada/Bairradinha, a requalificação da Torre de Dornes, ou a Rota dos Templários.

Leia Também: Dezenas de grupos organizados em Fátima para peregrinação de junho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório