Duas mulheres, de 27 e 52 anos, foram detidas, na segunda-feira, após terem sido apanhadas pela Polícia de Segurança Pública (PSP) a furtar uma turista no centro de Lisboa.
Em comunicado, enviado esta quarta-feira às redações, a PSP adiantou que as mulheres são suspeitas do crime de furto subtil (carteiristas), na freguesia de Santa Maria Maior e que a dupla "já era conhecida das autoridades pelo menos desde 2017".
"[A dupla] Regressou recentemente a Portugal e à cidade de Lisboa, numa época de grande fluxo de turistas para praticar furtos, levando assim os Polícias a incidir as atenções neste fenómeno atual", lê-se na nota.
Segundo a autoridade, os polícias conseguiram localizar as suspeitas após terem furtado uma carteira do interior de uma mochila da vítima, que continha dinheiro e todos os seus documentos. Os pertences recuperados foram entregues à sua legítima proprietária.
A detenção ocorreu no âmbito da operação de reforço do controlo e vigilância a este tipo de fenómeno em Lisboa, através da distribuição de vários polícias especializados neste tipo de crime.
Segundo a PSP, esta Brigada de Investigação Criminal da PSP foi criada em 2018. Só desde março de 2024, deteve e apresentou a tribunal 40 carteiristas, um dos quais ficou em prisão preventiva.
Leia Também: Quatro detidos em operação especial de prevenção da PSP em Almada