"Temos um projeto de criar robustez aos cuidados de saúde dos jorgenses", afirmou José Manuel Bolieiro aos jornalistas na Casa Museu Cunha da Silveira, após uma reunião com a Câmara Municipal das Velas no primeiro dia da visita estatutária do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) à ilha de São Jorge.
Bolieiro lembrou que na legislatura anterior, o Governo Regional "resolveu um problema grave de vários anos" com a reabilitação do centro de saúde das Velas que passou a ter "condições de excelência".
"Esta condição de excelência permitirá que, tal como é nosso projeto comum com vontade do município e compromisso do governo, de garantir uma ampliação. Há que reconhecer que o município não apenas reivindicou como disponibilizou espaço para essa ampliação", reforçou.
O presidente do Governo Regional também reconheceu a necessidade de reforçar as acessibilidades áereas, adiantando que o número de voos para São Jorge pode ser aumentado devido ao incremento da frota da SATA Air Açores e com o alargamento do horário do aeroporto da ilha.
"Apesar de termos aumentado a oferta, hoje estamos todos a reconhecer que a procura está agora a superar a oferta", assinalou Bolieiro.
Já o presidente da Câmara das Velas defendeu o número de lugares disponíveis nos voos para São Jorge, salientando a importância do turismo para a "pujança da economia local".
Luís Silveira (CDS-PP) disse ter saído da reunião "muito satisfeito" com o "compromisso" do Governo Regional em avançar com o projeto para a ampliação do centro de saúde naquela ilha onde não existe hospital.
"Há um salto qualitativo com as obras que foram implementadas pelo XIII Governo no centro de saúde das velas. É um edifício que é antigo e que foi sendo adaptado e que precisa de melhorias. Precisa de mais espaço, nomeadamente em número de camas", afirmou.
A 20 de setembro de 2023, presidente do Governo Regional dos Açores já tinha admitido a possibilidade de aumentar o centro de saúde das Velas, no mesmo dia em que tinha inaugurado a beneficiação do edifício daquela unidade de saúde, que representou um investimento de 3,5 milhões de euros.
O XIV Governo dos Açores iniciou na segunda-feira uma visita estatutária à ilha de São Jorge, a primeira da legislatura.
Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.
Leia Também: Resultados exigem responsabilidade e confirmam "bem-fazer" de Albuquerque