Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
27º
MIN 14º MÁX 27º

Termómetros chegam aos 31ºC no domingo, mas só no Algarve. E de resto?

Semana promete temperaturas "típicas" de verão, mas como arranca? Há chuva nas ilhas, e céu nublado no continente.

Termómetros chegam aos 31ºC no domingo, mas só no Algarve. E de resto?
Notícias ao Minuto

23:40 - 25/05/24 por Notícias ao Minuto

País Temperatura

A última semana de maio está quase aí e aproxima-se um período com temperaturas "típicas de verão" no interior do país -, mas também no litoral vai ser possível sentir mais calor.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) dá conta de que no domingo o Algarve é a região onde os termómetros vão subir mais, com o distrito de Faro a atingir os 31ºC.

Já no Alentejo, as temperaturas também se vão aproximar do marco do 30ºC, com os distritos de Beja a atingir os 29ºC e Évora os 28ºC. Portalegre, por seu lado, terá 25ºC de máxima.

No Algarve e Alentejo espera-se que o céu esteja pouco nublado.

Com 27ºC, estará o distrito de Castelo Branco. Em Lisboa, a temperatura máxima baixará em relação a estas regiões, já que as máximas previstas são de 23ºC, e espera-se céu nublado com nuvens altas.

No Porto, os termómetros deverão ir até aos 19ºC, à semelhança do que acontece no distrito de Viana do Castelo.

As temperaturas mais frias deverão sentir-se na região da Guarda, onde as mínimas podem chegar aos 10ºC e as máximas aos 20ºC.

Apesar da nebulosidade - mais forte nas regiões do Norte -, não deverá haver chuva em território continental, ao contrário do que está previsto para o arquipélago dos Açores.

Segundo o IPMA, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores têm chuva fraca ou aguaceiros previstos para o início da semana. Quanto às temperaturas, será também em Santa Cruz e em Angra do Heroísmo onde os termómetros deverão ser mais altos, com 22ºC. Nas restantes ilhas, as máximas vão rondar os 20ºC.

Já no arquipélago vizinho, na Madeira, não está prevista chuva, mas tanto o Funchal como Porto Santo deverão apresentar no domingo o céu parcialmente nublado. É no Funchal que as temperaturas estarão mais altas, com 24ºC, e em Porto Santo os termómetros marcarão no máximo 23ºC.

Leia Também: Calor 'convidativo' à praia, mas atenção: "Mar continua a ser de inverno"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório