Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 26º

Calor 'convidativo' à praia, mas atenção: "Mar continua a ser de inverno"

A Autoridade Marítima Nacional deixa alguns conselhos para quem vai este fim de semana à praia, relembrando que apesar de já haver algumas praias com vigilância, são mais aquelas que ainda não estão 'protegidas'.

Calor 'convidativo' à praia, mas atenção: "Mar continua a ser de inverno"
Notícias ao Minuto

17:47 - 25/05/24 por Notícias ao Minuto

País Praias

O verão ainda não chegou, mas as temperaturas não mentem: para quem gosta da estação mais calorosa do ano, os próximos dias são para 'matar saudades' da praia.

Há vários locais por todo o país onde os termómetros deverão ultrapassar os 30ºC, mas, mesmo que não cheguem até aí, há zonas com praia onde o tempo vai estar favorável para banhos.

Mas é preciso não haver enganos quanto ao estado do mar e, ao Notícias ao Minuto, o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, o Comandante José Sousa Luís, deixou alguns alertas.

Segundo lembrou, apesar das temperaturas, "o mar ainda continua a ser de inverno", o que significa que ainda há "correntes fortes", assim como probabilidade de ocorrência de agueiros é elevada.

Desta forma, o Comandante José Sousa Luís adverte que a melhor opção é escolher as praias que já estão vigiadas, sublinhando que apesar de a época balnear ter aberto a 1 de maio, a vigilância vai sendo instalada ao longo das semanas, e que no fim de maio são "mais aquelas que não estão vigiadas do que as que estão".

Para além da preferência pelas praias vigiadas, será também de extrema importância respeitar a sinalização existente, cumprir as regras da Polícia Marítima, assim como evitar a aproximação de arribas.

Leia Também: Gosta do verão? Calor da próxima semana vai ajudar a 'matar saudades'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório