Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 30º

SNS 24 atendeu perto de 1,2 milhões de chamadas (só) este ano

Este número representa quase o dobro do mesmo período do ano passado, revelam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

SNS 24 atendeu perto de 1,2 milhões de chamadas (só) este ano
Notícias ao Minuto

09:17 - 25/05/24 por Notícias ao Minuto

País Saúde

O SNS 24 já atendeu perto de 1,2 milhões de chamadas este ano, quase o dobro do mesmo período do ano passado, em que foram atendidas mais de 615 mil chamadas.

"Janeiro foi o mês com mais atendimentos, ultrapassando os 271 mil, seguido de março, com mais de 264 mil chamadas e abril registou mais de 257 mil atendimentos. Já neste mês de maio, até dia 23, foram atendidas mais de 200 mil chamadas", lê-se num comunicado dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Em média, segundo a nota, o SNS 24 atendeu, por dia, cerca de 8.200 chamadas este ano.

De notar que, através do contacto telefónico para o SNS 24, "o Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento avalia e orienta os cidadãos perante um problema de saúde não emergente, por exemplo, tosse, febre, dor ligeira a moderada, náuseas, entre outros", destaca o comunicado.

Quanto à triagem, é feita de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado – autocuidados, cuidados de saúde primários, serviços de urgência, INEM ou Centro de Informação Antivenenos.

"Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde têm promovido campanhas de comunicação e literacia em saúde, que procuram sensibilizar os cidadãos para o uso adequado dos serviços de saúde, para que não recorram às urgências sem a referenciação prévia do SNS 24", termina a nota.

Leia Também: Nunca é demais recordar. As informações a dar quando liga ao SNS24 ou 112

Recomendados para si

;
Campo obrigatório